A Colômbia é a terceira seleção garantida nas quartas de final da Copa América. Ao enfrentar a Costa Rica, no University of Phoenix Stadium, os comandados de Néstor Lorenzo fizeram xxx e chega aos seis pontos, na liderança do Grupo D. O Brasil está em segundo e a representação da Concacaf aparece em terceiro, ambos com um ponto, mas com o saldo brasileiro sendo mais positivo. Na lanterna, está o Paraguai, sem pontos ganhos. Entretanto, a rodada ainda será complementada com Brasil x Paraguai, às 22h (de Brasília), em Las Vegas.
Leia mais: Internacional anuncia quando será partida de volta ao Beira-Rio
Goleada do Uruguai gera desabafo de jogador boliviano
Gabigol não vai permanecer no Flamengo, garante empresário
Os colombianos tinham o controle da posse de bola e da busca pelos espaços no ataque, mas se deparavam com uma fechada linha defensiva dos Ticos. Em modelo semelhante, aliás, ao que aconteceu por parte dos caribenhos no empate sem gols diante da Seleção Brasileira, na estreia.
Com tamanha pressão exercida pelos Cafeteros, foi em um equívoco da defesa costarriquenha que a Colômbia tirou o zero do marcador nos Estados Unidos. Após lançamento vindo da defesa, o goleiro Patrick Sequeira tentou cortar a bola e cometeu pênalti ao se chocar com Jhon Córdoba dentro da área. Na cobrança, Luis Díaz não deu nenhuma chance de defesa ao bater no ângulo esquerdo de Sequeira.
Antes do fim do primeiro tempo, o marcador poderia ter ficado ainda maior se o zagueiro Davinson Sánchez aproveitasse duas excelentes oportunidades. A primeira, em chute perto da pequena área que subiu demais. A segunda, recebendo passe de Luis Díaz onde a bola passou por cima de sua cabeça e com o gol praticamente aberto.
Alô, mata-mata!
Na volta do intervalo, também pelo contexto, a Costa Rica até tentou propor ações de ataque e estabelecer linhas de passe mais próximas. Contudo, quem soube aproveitar as oportunidades e deixar sua situação mais confortável no jogo foram os Cafeteros.
Aos 14, uma batida de escanteio teve Sánchez (justamente quem havia perdido duas chances no primeiro tempo) testando com força, no canto esquerdo de Sequeira. Três minutos depois, Jhon Córdoba recebeu bom passe de James Rodríguez e bateu alto, na saída do arqueiro costarriquenho. 3 a 0, placar final, e vaga colombiana garantida nas quartas de final da Copa América.