No dia 1º de fevereiro de 1969, nascia Gabriel Omar Batistuta Zilli, um dos maiores artilheiros da história do futebol e eterno ídolo na Argentina. Conhecido como “Batigol”, o atacante tinha um faro de gol impressionante e fez seu nome com a camisa do Boca Juniors, Fiorentina e Roma.
Leia Mais: Real Potosí anuncia dois reforços para a temporada
Dirigente da LaU prega respeito ao Corinthians em duelo na Sul-Americana
Revelado pelo Newell’s Old Boys no fim dos anos 80, Batistuta já demonstrava seu extinto de artilheiro e logo foi negociado com o River Plate, mas no clube do Monumental de Núñez ele não foi feliz. A solução foi trocar pelo Boca Juniors, onde ele disputou duas Libertadores e marcou 19 gols com a camisa Xeneize.
Na La Bombonera, o jovem artilheiro percebeu que a Argentina ficou pequena para o seu futebol e a Fiorentina surgiu como opção para chegar à Europa e estourar de vez no mundo da bola.
Na Itália, Batistuta amadureceu, tornou-se estrela, capitão do time, ídolo da torcida e durante nove anos com a camisa da Viola, o atacante marcou 206 gols.
Mesmo com toda a idolatria na Fiorentina, Batistuta sonhava com a conquista do Campeonato Italiano e sabia que a Roma, na época comandada por Fabio Capello, poderia ajuda-lo. A transferência aconteceu em 2000 e logo na primeira temporada o sonho se realizou. O argentino arrasou as defesas adversárias e terminou o ano como artilheiro e campeão do Scudetto.
Ainda na Itália, ele defendeu a camisa da Inter de Milão, mas não teve muito sucesso. O último time de Batistuta foi o Al-Arabi, do Qatar , quando deixou o futebol no em 2005.
Carreira na Seleção
Como não poderia deixar de ser, Batistuta também brilhou com a camisa da Albiceleste. No ano de 1993, o camisa 9 foi o principal nome da equipe campeã da Copa América. Porém, apesar da excelente geração que defendia a seleção nacional, Batigol não conseguiu mais conquistar títulos e encerrou sua passagem após a Copa de 2002 no Japão e Coreia do Sul.
Confira alguns gols de Gabriel Batistuta: