KTO Eliminatórias: Argentina, com Messi decisivo, ganha do Peru em Lima

peru-argentina-eliminatorias-futebol-latino
Foto: Ernesto Benavides/AFP via Getty Images

Quatro jogos e quatro vitórias. Jogando diante da seleção do Peru, em Lima, a Argentina fez uma apresentação segura para vencer por 2 a 0, manter os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e a consequente liderança. Por sua vez, o selecionado inca está na penúltima colocação, com apenas um ponto ganho.

Leia mais: Quebrando longo tabu, Uruguai supera o Brasil
Luis Díaz, do Liverpool, perde pênalti pela Colômbia

Primeiro tempo

A característica de jogo conhecida da Albiceleste onde valorizar o controle da bola e buscar as investidas pelas pontas foi aplicada desde que a bola começou a rolar na capital peruana. Entretanto, essa estratégia só teve como grande fruto obter uma falta nas imediações da grande área onde Lionel Messi executou a cobrança e o arqueiro Pedro Gallese demonstrou absoluta segurança na intervenção.

Dessa forma, restou a Blanquirroja investir na proposta de aproximar os setores de mei0-campo e defesa (minimizando os espaços para as linhas de passe da Argentina) e buscar saídas rápidas onde Paolo Guerrero tivesse ângulo suficiente para levar perigo em possíveis finalizações. Algo que, no aspecto prático, pouco se concretizou, pois os anfitriões viram seu camisa 9 tendo sérios problemas para superar a marcação.

Mesmo com todas as dificuldades, a partida que tinha poucas oportunidades reais de gol teve Guerrero quase marcando um gol espetacular, em batida de fora da área, onde a pelota passou perto do travessão na meta defendida por Emanuel Martínez. E, se de um lado ela não balançou as redes, do outro, o trabalho coletivo, enfim, foi recompensado.

Aos 30 minutos, uma puxada de ataque onde o posicionamento da zaga peruana não estava tão compacto como vinha ocorrendo teve Enzo Fernández tocando na esquerda para Nico González e o camisa 15 cruzando na medida Messi. La Pulga usou a chapa do pé, na altura da marca do pênalti, e viu a bola morrer no ângulo esquerdo de Gallese.

Antes do embate ir para o intervalo, uma nova jogada pelo lado esquerdo do ataque teve Enzo Fernández usando o espaço e cruzando rasteiro. Julián Álvarez, com um bonito jogo de corpo, deixou a bola limpa onde Lionel Messi chegou batendo de primeira, no canto direito, fugindo do alcance de Pedro Gallese. 2 a 0 para os visitantes com 42 minutos.

Segundo tempo

Tendo a necessidade de sair mais para o jogo diante do placar adverso, a Blanquirroja se esforçava para fazer conexões com mobilidade suficiente no plano ofensivo ao ponto de incomodar a defesa argentina. Não à toa, fez quatro modificações no intervalo e até chegou com algum perigo na disparada de Franco Zanelatto onde o meio-campista invadiu a área, mas acabou bloqueado no momento da finalização.

Entretanto, logo depois dos dez primeiros minutos, a equipe dirigida por Lionel Scaloni retomou o controle tanto da posse de bola como do ritmo que o confronto teria na cidade de Lima. Chegando, inclusive, a fazer novamente Messi balançar as redes em passe de Julián Álvarez, mas que acabou anulado após revisão do Árbitro de Vídeo.

Mesmo sem se comportar de maneira agressiva na marcação, a Argentina criaria ainda mais duas grandes oportunidades de transformar seu triunfo em goleada onde Messi parou em nova defesa de Gallese, além do desvio na zaga peruana. Em paralelo, o Peru seguia tendo problemas de criação onde o esforço físico um tanto quanto desorganizado era facilmente contido pelo adversário.

Sendo assim, coube a representação visitante administrar sua vantagem até garantir a vitória no último apito do árbitro Jesús Valenzuela.

error: Futebol Latino 2023