KTO Eliminatórias: com tranquilidade e autoridade, Argentina bate Paraguai

argentina-paraguai-eliminatorias-futebol-latino
Foto: Divulgação/AFA

A trajetória da Argentina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 segue intacta. Recebendo o Paraguai, nesta quinta-feira (12), a atual campeã do mundo controlou as ações da partida e venceu por 1 a 0. Agora, a ‘Scaloneta’ chega as nove unidades em nove disputados (assumindo, ao menos provisioriamente, a ponta da classificação) enquanto os paraguaios tem apenas um ponto, ficando na penúltima posição.

Leia mais: Em jogo de quatro gols, Colômbia e Uruguai empatam
Nome de alto custo no Vasco, Alex Teixeira não deve permanecer

Primeiro tempo

Dois minutos. Foi esse o tempo que o selecionado da casa precisou para inaugurar a contagem se valendo da força de sua bola parada. Em cobrança de escanteio executada pelo lado esquerdo do ataque, o zagueiro Nicolás Otamendi mostrou estilo e bateu de primeira, cruzado, superando o arqueiro Carlos Coronel.

Mesmo com o tento precoce, a ideia de jogo da Albirroja de resistir as investidas e sair em situações pontuais para incomodar a meta de Emanuel Martínez não sofreu nenhuma alteração. O grande problema para os visitantes era que, além dos argentinos ficarem por muito tempo com a posse, a mobilidade ofensiva nos dois extremos confundia bastante a marcação. Faltando, apenas, o ajuste da Albiceleste no último passe para transformar essa superioridade no volume em mais chances com clareza de ampliar o marcador.

Ainda no primeiro tempo, tamanho era o conforto dos argentinos no duelo que o público presente no Mâs Monumental começou a gritar ‘olé’ até mesmo em troca de passes ocorrida ainda no campo defensivo.

Na reta final da etapa inicial, a Argentina aprimorou sua conclusão de jogadas e fez Coronel trabalhar, pelo menos, em três oportunidades de maneira mais aguda. Porém, as ações do camisa 1 paraguaio (além da trave esquerda, em linda batida de Rodrigo de Paul) acabaram salvando a representação visitante de sofrer mais um gol antes do intervalo no compromisso das Eliminatórias.

Segundo tempo

Em relação a nomes, os paraguaios mudaram no intervalo com Robert Rojas entrando na vaga de Iván Ramírez enquanto, por sua vez, Lionel Messi ocupou a vaga de Julián Álvarez aos sete minutos.

Apesar de atletas diferentes, o contexto do compromisso na cidade de Buenos Aires não sofreu qualquer modificação capaz de mudar os rumos do embate de maneira substancial. Os anfitriões seguiam com maior controle de posse enquanto o Paraguai lutava para estabelecer linhas simples de passe diante da forte (e ajustada) marcação dos comandados de Lionel Scaloni.

Por alguns momentos, a equipe dirigida por Daniel Garnero até tentou mostrar poder de reação e teve sua melhor chance quanto Ramón Sosa teve seu chute interrompido por grande defesa de Dibu Martínez. Entretanto, em ritmo quase que de “treino”, a Albiceleste quase fez o segundo, em duas oportunidades, com Messi parando na trave esquerda. Em uma delas, na batida de escanteio que quase foi direto na meta de Carlos Coronel. Na outra, em cobrança de falta extremamente precisa onde o arqueiro guaraní sequer se mexeu.

Entretanto, os caprichosos lances em nada interferiram no resultado final onde o último apito do árbitro brasileiro Raphael Claus ratificaram o resultado positivo dos donos da casa pelas Eliminatórias.

error: Futebol Latino 2023