Dono anteriormente de um regulamento um tanto quanto confuso, podendo contar com até três campeões durante a temporada antes de se chegar ao vencedor máximo do campeonato peruano, o Descentralizado deve passar por mudanças para a temporada 2017.
Leia mais: Presidente do Emelec tenta amenizar imbróglio envolvendo Cristian Guanca
Por crítica a Messi, funcionário deixa de representar o Barcelona na RFEF
Isso porque a competição que ainda carece de ter esse tipo de regulamento e sistema de disputa aprovados pela Federação Peruana de Futebol (FPF) seria disputado com a divisão de Torneio de Verão, Apertura, Clausura e a Supercopa, novo nome dado ao playoff de disputa entre o vencedor do Apertura e do Clausura para decidir o campeão nacional no Peru.
Pelas informações que foram apuradas de acordo com o veículo inca Libero, o Torneio de Verão que daria o pontapé inicial no futebol do país aconteceria entre 3 de fevereiro até 30 de abril fazendo uma objetiva disputa de todos contra todos onde o vencedor ganha uma vaga na Libertadores 2018 como “Peru 3”, eliminando a vaga de quem entre ficar nos melhores das tabelas acumuladas sem ter sido campeão de nenhum dos torneios.
Com a manutenção dos formatos de Apertura e Clausura, foi abreviado também a série de playoffs que aconteceu por exemplo em 2016 e que consagrou o Sporting Cristal como campeão peruano. Agora, o objetivo é realizar apenas uma partida direta através da Supercopa que já teria, inclusive, sido encaixada nas datas de 3 e 17 de dezembro.