Após duas temporadas complicadas e exigentes em termos financeiros, a verdade é que o time do São Paulo, que disputa a Sul Americana, chegou a instigar a esperança de muitos torcedores em relação ao que o time poderia fazer já nessa temporada. Entretanto, em meio a atuações abaixo da crítica e o técnico Rogério Ceni estando ameaçado em seu cargo de treinador, não seria, no mínimo, imprudente imaginar o time entrando na luta pelo título do Brasileirão?
De fato, em uma rápida análise nos site de apostas esportivas criptográficas, se percebe que o time do São Paulo não está próximo dos principais favoritos: Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. Além disso, cada vez mais é levantado o questionamento: Ceni é o técnico perfeito para virar a situação complicada que o São Paulo está vivendo?
Ainda assim, avaliando pelas probabilidades de outras temporadas recentes, elementos relacionados a possibilidade de evolução e até mesmo o calendário mais ‘carregado’ dos adversários podem ser colocados na equação.
-
Ceni terá elenco competitivo para toda a temporada?
Estando longe de ser o time brasileiro com maior capacidade financeira – ficando bem atrás dos orçamentos de Palmeiras e Flamengo – a realidade é que Rogério Ceni terá que conseguir ir além com o elenco que está à sua disposição. Sendo o Brasileirão um dos campeonatos da elite do futebol mais competitivos e exigentes fisicamente (com jogos praticamente a cada três dias), a profundidade do elenco do São Paulo (ou a falta dela) poderá ser um dos principais problemas iniciais.
Avaliando pelas escalações utilizadas nas últimas semanas, um time base foi construído e com nomes que já estavam no plantel em 2022, salvo algumas exceções. Sendo eles, ao menos na teoria, fundamentais para que o time possa buscar seu período de recuperação. Porém, isso será suficiente para a equipe realmente brigar na parte de cima da tabela e contra times mais ‘ricos’?
-
Categoria de base seria a solução perfeita?
Reconhecida mundialmente, a verdade é que a formação de jovens talentosos pode ser a resposta perfeita para que o time paulista possa ir além nas próximas temporadas. Ainda que tenha a necessidade de vender algumas de suas principais “pérolas”, a realidade é que a inclusão dos jovens jogadores no elenco principal terá que também ser um trabalho realizado pela equipe técnica de Rogério Ceni.
Aliás, esse trabalho de aposta na formação já está sendo realizado nessa temporada e meia de Ceni no comando desse time brasileiro histórico. Tendo aceitado o desafio do SPFC quando o time estava em uma espiral negativa e próximo da zona de rebaixamento, o fato de Ceni ter chegado como campeão do Brasileirão (conquistou o título com o Flamengo para, depois, ter sido despedido), demonstra que não só o ex-goleiro sabe a necessidade de equilibrar as contas de um time, como também comandar um time vencedor.
-
Principais rivais poderão estar mais fracos?
Enquanto o time do Palmeiras, pelo menos até ao momento, está conseguindo manter muitos de seus principais jogadores e, claro, seu técnico talismã (Abel Ferreira), a realidade é que ainda não se sabe ao certo se o time conseguirá responder tão bem como nas últimas temporadas.
Somado a isso, o time do Flamengo, com a demissão de Vítor Pereira e a ainda bastante recente chegada de Jorge Sampaoli, também terá que responder a muitas questões que estão sendo levantadas: será que o time do Rio de Janeiro poderá estar na frente, por exemplo, do São Paulo em termos de favoritismo para a conquista do Brasileirão 2023?
Por essas questões e mais algumas – não esquecendo do Atlético Mineiro e do ‘novo rico’ Bragantino – a temporada do São Paulo FC promete ser de altos e baixos. Contudo, e como a aposta da diretoria está sendo na continuidade, a expectativa é que os resultados e a qualidade do desempenho sejam mais regulares já nas próximas rodadas de um dos melhores campeonatos de futebol do mundo.