*Por Danilo Di Grado
No confronto de ida pela terceira fase da Pré-Libertadores, Magallanes e Independiente Medellín campo nesta quarta-feira (8), no estádio El Teniente. Com os gols saindo apenas na segunda etapa, os colombianos abriram com Emerson Batalla, porém não contavam com o empate, já nos acréscimos, de Zapata, fechando a conta em 1 a 1. O próximo encontro acontecerá quarta-feira (15), às 21h (de Brasília), no estádio Atanasio Girardot.
Primeiro tempo
Jogando sob seus domínios, o Magallanes, logo nos primeiros movimentos, não quis saber de dar chances ao Independiente Medellín. Com isso, até meados dos 15 minutos, apesar de criar aparecer com certa frequência em seu campo de ataque, pouco conseguia oferecer perigo ao gol de Mosquera, mantendo o placar zerado.
Com o tempo passando, até meados dos 30 minutos, os colombianos, aos poucos, foram equilibrando as ações, assustando o rival como na tentativa de Luciano Pons, que estava em impedimento no lance. Mas os chilenos, assim como fizeram no início, voltaram a pressionar. Em nova chegada, a melhor chance foi de Tomas Aranguiz, que acabou vendo sua finalização ir para linha de fundo.
Na reta final de etapa, o duelo passou a ficar mais equilibrado. Pelo lado dos donos da casa, Julián Alfaro e Carlos Villanueva foram os que chegaram mais próximos de marcar, enquanto Luciano Pons, que já havia tentado anteriormente, desperdiçou outra chance dando a deixa para o árbitro mandar os times para os vestiários.
Segundo tempo
Adotando uma postura mais ofensiva, o DIM iniciou a etapa complementar indo para cima do Magallanes. Porém, além de ver o adversário neutralizar as chegadas, se segurava do jeito que podia a cada bola que chegava em sua área.
Já aos 15 minutos, Gastón Rodriguez salvou o que seria o primeiro tento dos colombianos no jogo. Após boa jogada individual de Miguel Mosalve, o camisa 20 acionando Lepons que, ao desviar de carrinho, obrigou o goleiro a mostrar serviço. E a tentativa animou os visitantes. Sendo assim, aos 23 minutos, após jogada de bate e rebate, o arqueiro até conseguiu defender a cabeçada de Emerson Batalla inicialmente, porém dando rebote para o próprio ponta direita que aproveitou para completar e abrir a contagem.
O gol acendeu o sinal de alerta na equipe chilena. Com isso, o treinador Nicolás Núñez optou por algumas trocas, reforçando alguns setores em campo. Apesar de uma certa insistência em buscar o gol de empate, o Independiente foi administrando o tempo promovendo alterações, além de prender a bola em seu campo de ataque, quase conseguindo ampliar com Edwuin Cetré, porém sem sucesso.
Até que nos acréscimos, o improvável aconteceu. Aos 50 minutos, após cruzamento de Simón Contreras, Zapata levou a melhor sobre a marcação e, de cabeça, igualou o duelo sendo esse o último lance no El Teniente, decretando o empate em 1 a 1.
Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!