Com a Copa do Mundo chegando ao fim, a FIFA se movimenta nos bastidores para tomar decisões sobre outra competição organizada por ela, caso do Mundial de Clubes. E, sobre esse torneio, a entidade máxima do futebol no planeta definiu a sede da próxima edição bem como a mudança de formato que entrará em vigência à partir de 2025.
Leia mais: Aguero “reforça” concentração da Argentina na final da Copa
Seleção do Uruguai marca data para definir futuro de treinador
A escolha da FIFA para sediar o Mundial onde Flamengo (campeão da Libertadores) e Seattle Sounders (campeão da Concachampions) serão os representantes da América Latina foi o Marrocos. País esse, aliás, que saltou aos olhos do mundo após a histórica campanha na Copa (irá disputar o terceiro lugar com a Croácia, no próximo sábado (17)) e a festa feita pelo torcedor marroquino em solo catari.
Além dos time citados, estão garantidos na competição Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões), Wydad Casablanca (campeão do país-sede), Al-Ahly (vice-campeão da Liga dos Campeões da África, ficando com a vaga que seria do Wydad), Auckland City (campeão da Liga dos Campeões da Oceania). Com isso, resta apenas a definição de quem será o representante da Ásia, já que a competição desta temporada terminará após a disputa do Mundial de Clubes.
O calendário de momento elencado pela FIFA vai do dia 1° a 11 de fevereiro do próximo ano, algo que afeta diretamente a programação da Conmebol em relação a Recopa. O torneio que reune, além do Flamengo, o Independiente del Valle, estava previsto para acontecer entre 8 e 15 de fevereiro.
Novo Mundial de Clubes
Além da sede para 2023, a entidade organizadora da competição também oficializou que, em 2025, o Mundial adotará um sistema de disputa com 32 equipes. Além disso, ele terá ciclo semelhante a Copa do Mundo, ocorrendo de quatro em quatro anos.
Ainda não existe a definição de quantos representantes cada continente terá ou mesmo qual será o formato de disputa da competição.