*Por Danilo Di Grado
Contando as horas para o início da Copa do Mundo, as 32 seleções vivem a expectativa da disputa pela taça mais deseja do planeta.
Leia Mais: Lembra dele? Com passagem no Brasil, Eugenio Mena fecha com novo clube
Copa América 2024 terá sede diferente; entenda
Diante disso, fazendo a partida de inauguração do torneio diante do estreante Qatar, o Equador sabe que não terá vida fácil em campo. Além disso, terá que superar uma marca negativa em sua história.
Voltando um pouco no tempo, em 2002, disputando seu primeiro mundial, os equatorianos caíram em um grupo com México, Itália e Croácia. Mas não levaram tanta sorte. Em sua estreia, viu os italianos garantirem a vitória na ocasião por 2 a 0, com ambos os gols marcados por Vieri.
Quatro anos mais tarde, em 2006, voltou a disputar uma Copa. Porém, desta vez, a história foi diferente. Tendo a Polônia como primeira adversária, levou a melhor vencendo por 2 a 0, com gols marcados por Tenorio e Delgado.
Após ficar de fora em 2010, em 2014 teve pela frente um tira-teima. Na época, os equatorianos encararam os suíços como primeiro desafio. Apesar de saírem na frente com gol de Enner Valencia, sofreram a virada na etapa complementar com tentos marcados por Admir Mehmedi e Haris Seferović, dando números finais em 2 a 1.
Equador e Qatar entrarão em campo domingo (20), às 13h (de Brasília), no Al Bayt Stadium.