Paralisado desde o último mês de outubro em razão de Greve Cívica que afeta especialmente a região de Santa Cruz de la Sierra, o Clausura na Bolívia teve a definição sobre seu futuro adiada.
Leia mais: Vini Jr. é defendido por técnico do Real Madrid após derrota
Ex-clube de Piquerez sai em defesa do lateral do Palmeiras; entenda
Uma reunião entre o presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Fernando Costa, e representantes dos 16 times que disputam a competição estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (9) onde a expectativa era de comunicar o encerramento precoce do torneio. Porém, problemas em relação a logística para alguns dos membros chegarem a cidade de La Paz fez com que a reunião seja adiada para a próxima sexta-feira (12).
Apesar de não ser informação oficial, os bastidores dão conta de que a decisão sobre antecipar o término da competição já estaria tomada por parte da Federação Boliviana em razão da falta de previsão para a retomada dos trabalhos e também com a necessidade de encerrar o calendário antes do início da Copa do Mundo.
Entretanto, a decisão em questão tem alguns empecilhos relevantes para serem tratados, casos do comunicado recente direcionado pela Conmebol aos bolivianos e também a determinação dos possíveis rebaixados a segunda divisão nacional.
Relembre o caso
A Bolívia vive um embate entre as autoridades governamentais federais e integrantes do sistema responsável pelo censo do país onde, enquanto o Decreto Supremo 4760 prevê a padronização do sistema de recenseamento somente para 2024, entidades como o Comitê Interinstitucional Impulsor do Censo e o Comitê Cívico Pro Santa Cruz querem a revogação do decreto e a realização do levantamento em 2023.
Desta forma, os integrantes do sistema de recenseamento na região da província de Santa Cruz iniciaram uma greve cívica no último dia 22 de outubro em ação que interfere em todo o sistema de funcionamento, mobilização, logística e, consequentemente, na realização de partidas de futebol na província. Greve essa que, em 3 de novembro, ganhou o apoio de outros oito Comitês Cívicos do país no apoio a causa.
Com esse cenário de paralisação em caráter quase que generalizado, todas as partidas que estavam previstas para ocorrer a partir da data de início da greve foram adiadas e não possuem uma nova data para serem realizadas.