Com histórico respeitável nos tempos de atleta, chegando a ser campeão da Copa do Mundo em 2006 com a Itália além de passagens marcantes por Juventus e Racing, o argentino naturalizado italiano Mauro Camoranesi seria, neste momento, o nome mais forte para assumir o comando técnico do Necaxa.
Leia mais: Copa do Brasil: 5 motivos para acreditar no título do Flamengo
Copa do Brasil: 5 motivos para acreditar no título do Corinthians
Segundo veículos de diferentes localidades como Argentina, México e Espanha, o profissional que atualmente é auxiliar técnico no Olympique de Marselha já teria viajado ao país onde trabalhou por duas oportunidades, dirigindo Deportivo Tepic e Cafetaleros de Tapachula, para avançar nas tratativas.
Um dos elementos que naturalmente fortalecem o nome do consagrado ex-atleta no Necaxa é o fato de que seu ex-auxiliar, Víctor Palacios, atua na área de scout desde que um grupo de investidores envolvendo figuras públicas (vindas de dentro e fora do ambiente esportivo) adquiriram o clube em 2021.
Além das experiências citadas no banco de reservas, Camoranesi trabalhou na América do Sul, dirigindo o Tigre, bem como na Europa onde dirigiu duas equipes diferentes na Eslovênia: Tabor Sezana e também o Maribor.