*Por Lauren Berger
O Brasileirão está em sua reta final, mas não é apenas no Brasil em que o campeão está prestes a ser definido. Vários países da América do Sul estão próximos de concluir os seus torneios nacionais.
Leia mais: Jogador da Seleção Argentina vira preocupação para Scaloni
Saiba qual é a estatística negativa de Marcelo Gallardo no River Plate
Confira como está a situação de cada um:
Campeonato Argentino: com 28 times, a competição principal dos hermanos está dividido. Com cinco rodadas pendentes, o líder Atlético Tucumán tem dois pontos de vantagem e busca o título inédito. Boca Juniors, Racing e Huracán brigam pelo troféu. Apenas o vencer tem a vaga garantida para a Libertadores. Até agora, Boca Juniors (campeão da Copa Liga), Racing, River Plate e o Gimnasia, além do vencedor da Copa Argentina também estão próximos da classificação.
Campeonato Boliviano: com dois campeões por ano, a Bolívia também tem Apertura e Clausura. Com um mata-mata na final, o Bolívar foi o campeão. No Clausura, Bolívar e The Strongest brigam pela liderança, com o primeiro tendo um ponto a mais que o Strongest. Os dois campeões, o vice do Clausura e o time de melhor pontuação agregada vão para a Libertadores.
Campeonato Chileno: com formato simples de pontos corridos e em dois turnos, o campeão deve ser definido em breve. Com apenas cinco rodadas pela frente, o Colo-Colo lidera, com uma vantagem de 11 pontos. Com isso, o time deve quebrar a sequência da Universidad Católica. As outras duas vagas para a Libertadores devem fcar com Curicó Unido e Ñublense. Pela Copa do Chile, Huachipato, Magallanes e Unión Española estão garantidas nas semifinais. Enquanto isso, Universidade Católica x Universidad de Chile devem decidir, mas tiveram a partida suspensa.
Campeonato Colombiano: com dois campeões independentes por temporada, a Colômbia teve o Atlético Nacional como vencedor do Apertura. Com cinco rodadas para o fim do Finalización, ainda não se sabe quais serão os oito primeiros clubes que avançarão para os quadrangulares semifinais. Atlético Nacional, Millonarios e América de Cali estão no G-8. Deportivo Pasto e Unión Magdalena também podem surpreender. Na Libertadores, apenas o Atlético Nacional está garantido. O campeão do Finalización e o time com maior pontuação na tabela anual vão à competição continental.
Campeonato Equatoriano: com a Primeira Etapa e a Segunda Etapa, com dois turnos, o Campeonato Equatoriano tem uma final, em jogos de ida e volta. O Barcelona de Guayaquil venceu a Primeira Etapa. Com quatro rodadas pela frente, a Segunda Etapa está aberta. O Aucas é o líder, com dois pontos a mais que o Independiente del Valle. Universidad Católica, Emelec e LDU também podem surpreender. O Barcelona já está garantido na Libertadores. O vencedor da Segunda Etapa também vai ao torneio. A terceira vaga fica com o time de maior pontuação no agregado que não chegou à final, além do campeão da Copa Equador.
Campeonato Paraguaio: com modelo de Apertura e Clausura, o Paraguai tem dois campeões no ano. O Libertad ganhou o Apertura. Já a liderança do Clausura é do Cerro Porteño e Nacional, ambos com 28 pontos. Os dois campeões estão garantidos na Libertadores, assim como os dois times de melhor campanha na soma das campanhas.
Campeonato Peruano: no Peru, os vencedores de Apertura e Clausura, ao lado dos dois times de melhor pontuação na tabela anual, se classificam às semifinais da fase final. O Melgar, campeão do Apertura, já está garantido. O Sporting Cristal é líder do Clausura, com um ponto a mais que o Alianza Lima e Atlético Grau.
Campeonato Uruguaio: em um dos calendários mais confusos do futebol sul-americano, o Nacional é considerado o favorito ao título em 2022. O Liverpool de Montevideú ganhou o Apertura. Já o Nacional venceu o Intermédio e lidera o Clausura. Com isso, a decisão do campeão deve ficar entre Nacional e Liverpool. Os quatro times da fase final do Campeonato Peruano vão à Libertadores.
Campeonato Venezuelano: com dois turnos, todos os times se enfrentam. Os quatro primeiros avançam para o quadrangular semifinal e se confirmam na Libertadores. Até agora, Zamora, Metropolitanos, Monagas e Carabobo estão assegurados nesta etapa. Os dois primeiros nesse quadrangular disputarão a final em jogo único. O Aragua está rebaixado.