*Por Lauren Berger
A Fifa está estudando trocar a sede do Mundial de Clubes. Até 2021, seis países já sediaram a competição. Contudo, para o ano que vem, a organização estaria estudando realizar o evento nos Estados Unidos. O país teria a “concorrência” da China e dos Emirados Árabes.
Leia mais: Seleção Paraguaia convoca 18 nomes e desfalca equipes brasileiras
Situação de Rossi pode ter reviravolta no Boca Juniors
A entidade ainda não se pronunciou sobre o assunto e também não confirmou quando acontecerá o Mundial de Clubes. Até o momento sabe-se que terá a presença do Real Madrid, atual vencedor da Champions League, e de Flamengo ou Athletico-PR, que decidem a Libertadores em outubro. A princípio, deve acontecer na semana de 6 a 12 de fevereiro de 2023.
Países que sediaram
A primeira edição do Mundial de Clubes teve o Brasil como sede e terminou com o Corinthians campeão. Em 2001, aconteceria na Espanha, mas foi cancelado. A competição voltou em 2005, no Japão – e seguiu no país até 2008. No ano seguinte, houve uma mudança: foi nos Emirados Árabes.
Em 2011 e 2012, o Japão voltou a ser sede. Contudo, depois disso, o Marrocos começou a sediar o torneio. Em 2015 e 2016, os jogos voltaram a ser em terras japonesas. Em 2017 e 2018, os Emirados Árabes receberam o Mundial de Clubes novamente.
Nos dois anos seguintes, o Catar entrou para a lista e viu Liverpool e Bayern de Munique conquistarem o título. Por fim, em 2021, a sede foi os Emirados Árabes.