*Por Danilo Di Grado
Após bater o Fortaleza na fase de oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Estudiantes de La Plata terá um novo rival brasileiro pela frente agora nas quartas: o Athletico-PR.
Leia Mais: Na expectativa para o início da temporada europeia, ex-Grêmio esbanja confiança no Porto
Com Dani Alves, Pumas faz legião de sul-americanos aumentar no elenco; veja a lista
Diante do desafio, o El León poderá entrar na história da competição. Desde 2017, quando a Pré-Libertadores passou a ser disputada em três fases, nenhuma equipe que avançou nas preliminares chegou às semifinais do torneio.
Voltando um pouco no tempo, em 2017, das quatro equipes que conquistaram a vaga na terceira e última fase da Pré, Athletico-PR, Atlético Tucumán, The Strongest e Botafogo, apenas o Fogão foi quem conseguiu ir mais longe. Na ocasião, o time carioca chegou às quartas, porém foi eliminado pelo Grêmio.
Em 2018, Vasco da Gama, Independiente Santa Fé, Junior Barranquilla e Nacional foram os que conquistaram suas vagas nas chaves. Porém, todos acabaram sendo eliminados não chegando ao mata-mata.
Em 2019, os classificados foram Atlético-MG, Melgar, Libertad e Palestino. Na época, apenas os paraguaios foram às oitavas, onde foram eliminados pelo Grêmio.
Em 2020, Barcelona de Guayaquil, Guaraní, Independiente Medellín e Internacional avançaram para a fase de grupos, onde apenas os paraguaios e os brasileiros chegaram ao mata-mata. Entretanto, ambos acabaram ficando nas oitavas com o Colorado caindo para o Boca Juniors, enquanto o Cacique foi eliminado pelo Grêmio.
Por último, em 2021, Atlético Nacional, Independiente del Valle, Junior Barranquilla e Santos conquistaram vagas nas chaves da competição. Porém, nenhum deles avançou às oitavas.