O Independiente del Valle bem que fez a sua parte ao vencer com propriedade o América por 3 a 0 jogando no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Contudo, com o triunfo do Tolima por 2 a 1 sobre o Atlético-MG na outra partida, os equatorianos ficaram em terceiro lugar no Grupo D e avançam para o mata-mata da Sul-Americana.
Leia mais: Lanús bate o Metropolitanos e avança às oitavas da Sul-Americana
Wanderers e Barcelona de Guayaquil ficam no empate e estão fora da Sul-Americana
Primeiro tempo
O que se viu praticamente desde o minuto um do compromisso na casa da equipe equatoriana foi um volume de jogo avassalador do Del Valle onde, posicionado quase que totalmente nas proximidades da sua meta, o América ia tentando apenas resistir as investidas.
Porém, essa resistência não foi suficiente para, aos 16, Sornoza mostrar a sua qualidade abrindo espaço no lado esquerdo do ataque e batendo colocando, fugindo do alcance do goleiro Jailson, e fazendo o primeiro da IDV na partida.
Aos poucos, o Coelho bem que tentava aliviar a pressão usando os lados de campo, se valendo da jogada aérea e buscando diminuir a pressão que vinha sendo exercida pelo Del Valle. No entanto, as ações paravam na falta de efetividade, especialmente, para achar as figuras ofensivas em posição legal, tendo seus dois melhores lances impugnados pelo impedimento.
Antes do término da etapa inicial, mais precisamente com 42 minutos, a vantagem do Independiente del Valle ficou ainda mais confortável. Depois de receber passe de Perlaza vindo do lado direito, Gaibor recebendo com relativa liberdade e bateu no canto rasante esquerdo de Jailson que tentou, mas não alcançou.
Segundo tempo
O retorno das duas equipes não trouxe qualquer tipo de alteração no contexto do confronto onde, apesar da dianteira segura, o time do Equador não deixava de atacar e, consequentemente, trazer problemas a defensiva da equipe mineira.
Precisando de uma reação em caráter épico para obter vaga na Sul-Americana, o América parecia não ter forças e também organização na hora de compôr as jogadas de ataque, trazendo poucos problemas a meta do arqueiro “espectador” Moisés Ramírez.
E, para concretizar a partida de ampla superioridade do Del Valle, o lateral-esquerdo Chávez invadiu a grande área após bola longa e batendo forte, no alto, deixando Jailson sem qualquer chance de intervenção. 3 a 0, placar final em Quito.