*Por Agência Conversion
Entrando na Sul-Americana em caráter de desvantagem na comparação financeira e técnica com outras equipes, o Melgar é a grande surpresa no Grupo B – o mesmo do Cuiabá – nesta edição do campeonato. O time peruano é o atual vice-líder e pode se consagrar como sua zebra, passando para a fase de mata-mata, ao deixar para trás o Dourado além de Racing e o River Plate, do Uruguai.
Leia mais: Boca Juniors atropela Tigre e é campeão da Copa da Liga Argentina; veja os gols
Gareca não convoca craque da Seleção Peruana, mas justifica ausência
Nos últimos anos, os times peruanos não vem conseguindo apresentar grande perigo nas competições da América do Sul. Ainda assim, algumas equipes são bastante tradicionais em disputas da Libertadores como Sporting Cristal, Alianza Lima e Universitario. No entanto, o Melgar não faz parte dessa seleta lista, o que tornará ainda mais importante seu feito caso se classifique para as oitavas de final da Sul-Americana.
Apenas para efeito de comparação, os times citados já tiveram 37, 28 e 33 participações na Libertadores, respectivamente, enquanto o Melgar jogou em apenas seis edições. Já na Sul-Americana, essa é a sexta participação do time peruano.
Fundado por um grupo de jovens em 25 de março de 1915, o Melgar é um clube da cidade de Arequipa e foi o primeiro de fora da capital, Lima, a ganhar o campeonato nacional. Seu nome foi dado em homenagem ao poeta Mariano Melgar, que morreu aos 24 anos, em 1815, lutando pela independência do Peru. Desde então, suas principais conquistas foram dois títulos nacionais, em 1981 e 2015.
Como o Melgar está na Sul-Americana
Após a derrota por 1 a 0 contra o Racing, o clube caiu para a segunda colocação na Sul-Americana, mas ainda tem chance de avançar de fase. Para isso, precisa vencer o Cuiabá (que já está matematicamente fora do mata-mata) e torcer para os argentinos perderem para o River Plate uruguaio por qualquer placar.
O jogo acontecerá na quinta-feira (26), no Estádio Monumental Virgen de Chapi, em Arequipa, a partir das 19h15 (de Brasília). Os ingressos ainda serão disponibilizados para compra, sendo possível adquiri-los com cartão de crédito.
Mesmo que o Melgar não consiga passar da fase de grupos, os torcedores não precisam se desanimar. O clube lidera o campeonato peruano com três pontos de dianteira para o segundo colocado, o Alianza Atlético, e tem chances de conquistar o título novamente depois de sete anos.