A Colômbia está vivendo dias de absoluta tensão no que se refere ao departamento de Bolívar por conta do assassinato de Dairo Antonio Úsuga David, conhecido como Otoniel e apontado como o líder do Clan del Golfo, organização paramilitar apontada como tendo envolvimento direto com o narcotráfico.
Leia mais: Huracán será representado em conferência na cidade de São Paulo
Um dos artilheiros do Vizela, Cassiano comemora permanência na elite
Por conta deste cenário de insegurança, o Independiente Medellín já havia deixado claro que não viajaria para enfrentar o Jaguares de Córdoba, no último sábado (7), pela penúltima rodada da fase classificatória do Clausura.
Entretanto, a Dimayor, entidade organizadora dos principais torneios do futebol colombiano, negou a possibilidade de remarcação do confronto no Estádio Jaraguay e proporcionou a oportunidade de um cenário bizarro onde apenas o Jaguares e a equipe de arbitragem adentrou o gramado para realizar todos os procedimentos protocolares. Desta forma, em um intervalo de 17 minutos, foi decretado o fim da partida em situação onde os pontos do compromisso ficaram com o clube de Córdoba.
Tanto o time da casa como os visitantes se posicionaram sobre o tema por meio de notas oficiais. Enquanto o Independiente Medellín abordou o caráter humano ao pontuar que “nenhuma partida de futebol é mais importante que a integridade das pessoas”, o Jaguares se baseou em “ter cumprido todos os protocolos” e chegou a fazer um agradecimento a força policial presente “para que a rodada pudesse acontecer com plenas garantias”.
Apesar do contexto bizarro, no caráter da classificação os pontos não conquistados pelo DIM não impactaram na sua classificação já que, tendo 31 unidades na quinta posição e restando somente uma rodada, o time não será mais alcançado pelo nono colocado, Independiente Santa Fe, estando garantido na próxima fase.
Para o Jaguares, a situação tampouco teve efeito prático pois, em 15° colocado com 21 pontos, a equipe não tem mais chances matemáticas de classificação. Colaborando, apenas, para agregar unidades ao sistema de promédio existente no país para o cálculo do rebaixamento.