Pela partida de volta da 1ª fase da Copa Sul-Americana, no estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, no Equador, 9 de Octubre foi muito superior, venceu com facilidade o Delfín pelo placar de 2 a 0 e está classificado para fase de grupos da competição da América do Sul. A vitória foi construída toda na primeira etapa com gols de Ricardo Phillips e Danny Luna, que garantindo a classificação do 9 de Octubre.
Leia Mais: Nos pênaltis, Antofagasta vence Unión Española e avança à fase de grupos da Sul-Americana
Guaireña segura empate contra o Nacional-PAR e avança à fase de grupo da Sul-Americana
PRIMEIRO TEMPO
O Delfín veio para partida de volta adotando uma postura mais cautelosa e esperando uma oportunidade surgir para fazer o seu gol no contra-ataque. O 9 de Octubre se aproveitou da postura mais defensiva do adversário, partiu para cima e conseguiu desfazer a desvantagem ainda na etapa inicial. O primeiro gol saiu aos 35 minutos, gol de Ricardo Phillips. O segundo gol surgiu cinco minutos depois, marcado por Danny Luna.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o 9 de Octubre continuou melhor, dominou boa parte do segundo tempo e poderia ter ampliado o placar nas oportunidades que foram construídas ao longo da etapa complementar. No prejuízo e precisando de dois gols para levar a decisão do confronto para os pênaltis, o Delfín foi para o jogo nos 20 minutos finais, mas não foi eficaz e acabou sendo eliminado da Copa Sul-Americana.