Diante do trágico evento do último fim de semana no futebol mexicano, a alta cúpula da Liga MX decidiu pela retomada das atividades do torneio na 9ª rodada do Clausura 2022 sem a presença de público visitante em todos os embates.
Leia mais: Chegou a etapa decisiva antes dos grupos da Libertadores!
Saiba a premiação para cada fase da Copa Sul-Americana
A decisão foi ratificada pelo presidente da entidade, Mikel Arriola, apontando que o melhor caminho a ser seguido pelas autoridades, no momento, é de investir em punições bem como reforçar os protocolos de segurança existentes.
“Vamos resolver esse problema com sanções, medidas de segurança reforçadas e vamos seguir em frente. Todos os cenários estão na mesa, mas temos que analisar, porque não podemos tomar uma decisão que não tenha a visão de todas as partes, para que conheçamos essas sanções”, indicou Mikel em palavras para o veículo mexicano Televisa.
Em paralelo a essa decisão, ainda não está absolutamente descartada a exclusão do Querétaro do quadro de filiados da Liga MX. Isso porque, além do triste episódio do último fim de semana, em 2017 torcedores dos Gallos Blancos também estiveram envolvidos em uma briga generalizada com fãs do Atlético San Luis.
Na época, o duelo que estava 2 a 0 favorável aos visitantes foi suspenso já aos 40 minutos da etapa complementar diante da invasão de gramado ocorrida por milhares de torcedores entre protagonistas da briga e outros que tentavam escapar dos focos de confusão.