*Por Lauren Berger
O América-MG venceu, em 3 a 2, com o Guaraní-PAR, nesta quarta-feira (2). As equipes, que se enfrentaram pela partida da volta da segunda fase da Pré-Libertadores. Como os paraguaios já tinham vencido o jogo da ida, em 1 a 0, o Coelho garantiu o 3 a 3 e foi para os pênaltis. Nas cobranças,
Leia mais: Gallardo não aprova chegada no VAR no futebol argentino: “Não parece lógico”
Ex-Vasco recusa proposta para retornar ao futebol sul-americano
Com o resultado, o Coelho enfrentará o vencedor de Universitario ou Barcelona de Guayaquil na terceira fase. A partida ainda não tem data, nem local. Contudo, o jogo definirá quem chegará na fase de grupos da Libertadores.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi bem fraco para o América-MG. O time se mostrou bem lento e com grandes falhas na saída de bola, não tendo firla para furar a retranca do Guaraní. Apesar da maior posse de bola, o time sentiu a pressão aos 10, quando a arbitragem pegou pênalti, após Éder derrubar Benítez na área. Fernando Fernández foi para a bola e mandou para o fundo do gol.
Dois minutos depois, aos 14, o segundo dos paraguaios. Cáceres aproveitou cobrança de escanteio pela esquerda, subiu mais alto e testou no ângulo, ampliando a vantagem. O Guaraní ainda teve boa chance aos 19, com Julio González, mas o goleiro Jaílson defendeu. O Coelho só foi ter uma boa chance aos 44, quando Marlon pegou rebote e mandou para a defesa de Vásquez.
Segundo tempo
Diferente da primeira etapa, o América-MG voltou com tudo. Logo aos 4, Patric teve boa chance, mas tirou apenas tinta da trave do Guaraní. Aos 13, Wellington Paulista diminuiu. Em cobrança de falta pela direita, Kal escorou, Alê devolveu, e Wellington chegou de carrinho para balançar as redes. O atacante voltou a balançar as redes aos 29. Everaldo cruzou na medida para o matador, que testou no cantinho, deixando tudo igual.
A chance da virada veio na sequência, quando Patric finalizou desajeitado, sem direção. Matheusinho, aos 35, mandou à esquerda do gol de Vásquez. No final, aos 47, Pedrinho anotou, enfim, o terceiro gol do Coelho. Everaldo apareceu pela direita e cruzou rasteiro. A zaga paraguaia não afastou. Pedrinho finalizou, mas Vásquez defendeu. Na sobra, o atacante finalizou. A bola bateu no travessão e nas costas di goleiro, mas entrou.
Pênaltis
Ayala começou com as penalidades, de canhota, mandando para o fundo das redes. Wellington Paulista abriu as cobranças para o Coelho, com a paradinha. 1 a 1. Ortíz recolocou o Guaraní na vantagem. Iago Maidana bateu o segundo para o América, mandando para o fundo das redes. 2 a 2. Benítez caiu pela esquerda e fez o terceiro dos paraguaios.
Henrique Almeida foi o terceiro a bater, mas mandou no travessão. 3 a 2. Bareiro foi o quarto a bater. Jaílson quase defendeu, mas a bola entrou. Índio Ramírez marcou pelo Coelho. O goleiro Vásquez também bateu, mas errou, mandando na trave. Rodolfo finalizou no canto direita, anotando o 4 a 4.
Nas alternadas, Ferreira mandou para a torcida e desperdiçou. Patric tentou o cantinho, mas o goleiro defendeu e perdeu a chance. Roberto Fernández foi o sétimo a bater, mas parou na defesa do goleiro Jaílson. Everaldo foi o último a vencer, garantiu na paradinha e deu a vitória ao Coelho.