O fato das competições oficiais no futebol do Equador ainda não terem começado não implica, necessariamente, em partidas totalmente amistosas. Como foi, aliás, a decisão da Copa de Campeões entre LDU e 9 de Octubre, realizada na última quarta-feira (26) e vencida pelo clube de Quito por 2 a 1.
Leia mais: Mais dois nomes perderão jogo da Argentina nas Eliminatórias
Eduardo Coudet é exaltado por atacante do Celta de Vigo
Enquanto Mauro da Luz abriu a contagem para o 9 de Octubre, Nilson Angulo deixou tudo igual e parecia que o compromisso iria se encaminhar para a definição através das penalidades quando, nos acréscimos do segundo tempo, o lance gerador de discussão aconteceu.
Após cruzamento vindo do lado esquerdo do ataque, Ayrton Cisneros tocou com a mão na bola dentro da área e a arbitragem não hesitou em marcar a penalidade. Porém, na argumentação do defensor, ele foi empurrado contra a bola por Jorge Molinas, atacante da LDU, só tocando com a mão na pelota em função desse deslocamento.
Com a marcação inalterada, Molinas foi para a batida e, com bola de um lado, goleiro do outro, determinou o resultado final do confronto disputado no Estádio Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil.