Rafael Dudamel ganhou grande destaque no cenário do futebol sul-americano quando conseguiu levar a Seleção sub-20 da Venezuela até o vice-campeonato Mundial da categoria, além de duas quartas de final de Copa América com a equipe principal.
Leia Mais: Cuadrado faz golaço em jogo da Juventus; veja
Ex-jogador da seleção chilena faz revelação sobre Arturo Vidal
Mas os bons resultados com a Seleção não foram os mesmos nas experiências que vieram a seguir em clubes. No Atlético-MG, um trabalho bem curto e que ficou marcado pelas eliminações na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Ele também não foi bem comandando a Universidad de Chile.
Mas após essas duas passagens frustradas no Brasil e no Chile, parece que Dudamel reencontrou o rumo do bom trabalho no futebol colombiano, e num time que ele conhece muito bem. Como jogador, ele marcou época defendendo as cores do Deportivo Cali e agora volta a repetir o sucesso como treinador.
Com poucos meses de trabalho, ele já está na final do Campeonato Colombiano e hoje será realizada a primeira partida da final contra o Deportes Tolima. Na coletiva pré-jogo, ele comparou a disputa de um título como jogador e agora como treinador.
“Lembrei-me daquela época como jogador de futebol. Procuro encontrar semelhanças, principalmente no ambiente externo, como as pessoas viviam naquela época e como vivem hoje. Vivo um ambiente saudável com os meus jogadores porque gostaria de vivê-lo como jogador. Amanhã vamos ter uma linda festa como a de 98, muitos destes pequeninos ainda não haviam nascido. Muitos anos da minha vida como treinador e pessoa passaram para me preparar para este momento”, afirmou Dudamel.