Enquanto no próximo sábado (17) Palmeiras e Flamengo decidem quem será coroado o campeão da Libertadores em 2021, já existem pelo menos 19 clubes garantidos na edição de 2022 da principal competição sul-americana entre clubes.
Leia mais: Retorno das torcidas: como elas fazem a diferença no desempenho
Clube sul-americano estuda uma oferta para Gonzalo Higuaín
Até o momento, apenas seis dessas equipes possuem espaços definidos por conta de títulos conquistados (casos de Athletico-PR, Colón e Tolima) ou torneios que já tem definição em pontuações de tabela acumulada (Universitario e César Vallejo) ou mesmo de um vice-campeonato que rendeu vaga na Liberta, caso do Everton, na Copa Chile.
Para os demais, somente o desenrolar das competições nacionais irá definir a real posição de cada clube pensando no sorteio realizado pela Conmebol onde são determinadas as eliminatórias antes da fase de grupos bem como o encaminhamento prévio de cada chave.
Enquanto os clubes em si que irão participar ainda carecem de definição, a grande final tem data e local para acontecer: 29 de outubro no Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, casa do Barcelona. Curiosamente, o clube equatoriano que parou na semifinal em 2021 ainda não assegurou sua vaga para o próximo ano.
Veja, por país, a lista de clubes classificados para a Libertadores 2022
Argentina: Colón e River Plate;
Brasil: Athletico, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras;
Chile: Colo-Colo, Everton e Universidad Católica;
Colômbia: Tolima;
Equador: Emelec e Independiente del Valle;
Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Guaraní;
Peru: Alianza Lima, César Vallejo, Sporting Cristal e Universitario;
Uruguai: Peñarol.