Copa do Mundo de 2022 tem sido pretexto para a ação de ciberterroristas

jornal-alemao-divulga-e-mails-que-comprovariam-subornos-por-copas-de-2018-e-2022-Futebol-Latino-08-04
Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Ter a oportunidade de assistir a próxima Copa do Mundo no Qatar (na visão do torcedor) ou até mesmo de estabelecer uma rede de negócios, pensando no mundo empresarial, é algo que dificilmente uma pessoa que entenda o significado e dimensão do evento que acontecerá no fim de 2022 seria capaz de recusar.

Leia mais: Quanto o Barcelona investiu para tentar substituir Daniel Alves?
Rodada das Eliminatórias da Concacaf tem viradas e gol no apagar das luzes; saiba mais

Todavia, ao mesmo tempo que as oportunidades parecem tentadoras, situações como as relatadas tem servido de “brecha” para a ação de ciberterroristas como demonstra o levantamento feito pela empresa de tecnologia russa Kaspersky.

Na avaliação feita sobre e-mails que envolviam de alguma forma o tema Copa do Mundo entre os dias 15 de agosto e 15 de outubro deste ano, 11 mil mensagens foram consideradas como tentativas de fraude em diversas categorias. Desde supostos sorteios exclusivos, receber quantia de fundo criado em nome do Mundial, ofertas de ingressos como até mesmo a possibilidade de participarem de licitações que escolheriam fornecedores oficiais do evento no Oriente Médio.

Banner-Cyber-Bet-300-250-interna-Futebol-Latino-13-07

Segundo a especialista em segurança da Kaspersky, Tatyana Shcherbakova, o melhor procedimento a ser tomado, além de observar atentamente cada mensagem recebida, é estar protegido no seu sistema de e-mail com o bloqueio de links e mensagens com potencial de fraude:

“Grandes eventos criam muita expectativa e atraem a atenção de muitas pessoas, por isso eles são usados pelos criminosos para disseminar fraudes para coletar informações pessoais ou o dinheiro das vítimas. E infelizmente estes golpes geram frutos, pois a antecedência com que surgiram golpes deste tipo usando a Copa do Mundo de 2022 comprova isso. Além disso, os criminosos investiram na criação de novas táticas para atrair vítimas mais lucrativas, as empresas patrocinadoras. Pedimos a todos, internautas e organizações, para ficarem atentos com estes golpes e encorajamos a todos a usarem soluções de segurança com uma ótima proteção antiphishing (bloqueio de links e mensagens suspeitas).”

error: Futebol Latino 2023