*Por Rodrigo Sturaro
Sem poder contar com Lionel Messi, a Argentina foi surpreendida pelo Paraguai, em pleno Estádio Mario Alberto Kempes, na cidade de Córdoba. Com um gol de Derlis González, a equipe do técnico Francisco Arce venceu por 1 a 0 e conquistou uma importante vitória na 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018.
Leia mais: Com bolas aéreas decisivas, Colômbia e Uruguai ficam na igualdade
Narciso irá reunir ídolos do Santos de 1995 e 2002 nesta edição do “Natal sem Fome”
A etapa inicial começou bastante equilibrada, com a Argentina cometendo muitos erros de passes e o Paraguai mais cauteloso apostando nos contra-golpes. A primeira boa chance da partida aconteceu aos seis minutos, quando Óscar Romero cobrou falta fechada, Gómez ganhou de cabeça da defesa argentina e a bola saiu à esquerda do goleiro Romero.
A opção de dar o bote na Argentina acabou dando certo para o Paraguai. Aos 17, Ángel Romero puxou contra-ataque em velocidade e tocou para Derlis González, que invadiu a área e bateu forte, no canto esquerdo do goleiro Sergio Romero, para abrir o placar em Córdoba. Visivelmente desorganizada em campo, a Argentina só conseguia chegar com ligeiro perigo nas bolas paradas.
Quando conseguiu colocar a bola no chão, a alviceleste quase empatou após Mascherano roubar a bola no meio-campo e tocar para Di Maria. O camisa 11 ajeitou e bateu de fora da área, a bola tocou na trave esquerda de Villar e saiu em tiro de meta. O lance animou a Argentina que, aos 25, teve mais uma oportunidade com Rojo. O lateral ficou livre para finalizar próximo ao bico esquerdo da grande área paraguaia, mas pegou mal na bola e desperdiçou uma grande chance de colocar a igualdade no placar.
Destaque do primeiro tempo, González novamente apareceu bem para o Paraguai. Aos 28, o camisa 10 avançou sem marcação pelo lado esquerdo e acionou Óscar Romero do outro lado do campo. O meia soltou a bomba e exigiu grande defesa do arqueiro argentino para evitar o segundo gol. No lance seguinte, Higuaín teve sua chance, mas furou na hora de finalizar. No último lance do primeiro tempo, Gaitán cobrou escanteio na cabeça de Demichelis, que pegou mal na bola.
O segundo tempo começou com a Argentina partindo para cima e logo no primeiro minuto Higuaín cabeceou, a bola bateu no braço de Gomez e a arbitragem assinalou pênalti. Na cobrança, Aguero bateu sem muita força no canto e Villar fez a defesa. Dois minutos depois, Aguero fez grande jogada individual, passou por três defensores, invadiu a área e chutou na saída de Villar, que mais uma vez salvou o Paraguai.
A pressão da Argentina aumentava em busca do gol de empate. Aos oito minutos, Mercado desviou de cabeça a falta que foi cobrada na área, a bola balançou a rede paraguaia, mas a arbitragem assinalou posição de impedimento do camisa 4. Buscando dar ainda mais ofensividade para a alviceleste, o técnico Edgardo Bauza acabou tirando Gaitán e colocando Dybala.
Aos 18, Di Maria fez boa jogada e cruzou fechado. Higuaín esticou a perna, mas não alcançou a bola, desperdiçando uma boa chance. Tentando dar mais vitalidade ao setor de meio-campo, o técnico Francisco Arce promoveu a entrada de Celso Ortiz no lugar de Almirón. Logo na sequência, Edgardo Bauza respondeu com a entrada de Pratto no lugar de Banega, fazendo com que a Argentina passasse a ter cinco atacantes em campo.
A alteração fez com que a Argentina empurasse o Paraguai para seu campo de defesa e as jogadas de bola área, com Pratto e Higuaín na área, se tornaram opções interessantes. Diante desse cenário, Arce tirou o meia Rojas e colocou o zagueiro Valdez. A pressão aumentava cada vez mais, porém a bola teimava em não entrar no gol paraguaio.
Aos 37, Higuaín bateu de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave defendida por Villar. No lance seguinte, o camisa 9 da Argentina tentou novamente, mas o goleiro paraguaio fez a defesa para garantir importantes três pontos para o time do técnico Arce.
Com o resultado, a Argentina ficou na 5ª colocação com 16 pontos, enquanto o Paraguai diminui a desvantagem para o rival desta noite e agora está na 6ª colocação com 15 pontos.