*Por Renan Liskai
Depois de ser punido pela Federação Mexicana de Futebol após gritos homofóbicos de sua torcida no duelo contra o León, pela Liga MX, o Cruz Azul lançou uma campanha para erradicar essa ação de seus fãs. Em vídeo divulgado nas redes sociais, atletas do time masculino e feminino falam a respeito do preconceito sob o lema “Respeitemos mais”.
Leia mais: Emi Martínez provoca Seleção Brasileira antes de clássico contra a Argentina
Técnico do Barcelona, Xavi indica Mascherano para assumir o clube
Ao longo da ação feita, os participantes do vídeo pedem para que os fãs utilizem outros tipos de cantos e ressaltam que estes têm que apoiar o time. “Este é um assunto de todos e necessitamos estar unidos para o que vem pela frente. Juntos somos mais fortes”, diz o post.
Recentemente, o Cruz Azul esteve envolvido em dois problemas relacionados à homofobia nos estádios. Na semifinal da Concachampions, a partida contra o Monterrey chegou a ser paralisada e os times foram aos vestiários depois de gritos preconceituosos.
Pouco tempo depois, o fato voltou a ocorrer em jogo contra o León, pelo Campeonato Mexicano. Assim, dessa vez, a federação local puniu o time com a perda do mando de campo na primeira partida dos playoffs, além do fato que o duelo diante do Monterrey será realizado com portões fechados.
Veja o vídeo:
Esto es asunto de todos y necesitamos estar unidos para lo que viene.
Juntos somos más fuertes.#RespetemosMás pic.twitter.com/JUhdNSL07r— CRUZ AZUL (@CruzAzul) November 13, 2021