*Por Lauren Berger – Colaboradora do Futebol Latino
Cada vez mais próximos da decisão da Copa Libertadores, Flamengo e Palmeiras conheceram o árbitro que apitará a partida. O argentino Néstor Pitana será auxiliado por Juan Belati e Gabriel Chade em campo. Enquanto isso, Julio Bascuñan, do Chile, será o responsável pelo VAR.
Leia mais: Concorrente de Lloris? Goleiro entra no radar do Tottenham; confira
Ex-técnico do River está no radar de gigante inglês; saiba mais
O argentino, de 46 anos, já apitou 459 jogos ao todo em sua carreira. Dessa forma, Pitana já distribuiu 2235 cartões amarelos e outros 59 vermelhos. Enquanto isso, na Libertadores, já foram 56 jogos em campo, com 262 amarelos e outros sete vermelhos.
Pitana foi o árbitro da final da Copa Libertadores de 2013, onde o Olímpia levou a melhor diante do Atlético-MG, por 2 a 0. Além disso, também apitou a final da Cpa do Mundo de 2018, onde a França venceu a Croácia, por 4 a 2, e se consagrou a grande campeã.
A escolha não foi bem vista, afinal o árbitro tem um lance polêmico, à favor do Flamengo. Pelas quartas de final da Libertadores de 2019, quando o Rubro-negro precisava de dois gols para avançar, Pitana assinalou um pênalti de Óscar Bagüí em Rafinha. O lance divide opiniões até hoje. Já na semifinal da competição, no mesmo ano, anulou três gols do Flamengo, diante do Grêmio.