*Por Renan Liskai
Na última sexta-feira (29), o Alianza Lima empatou com o Cienciano, por 1 a 1, fora de casa, e voltou a conquistar um título no Peru. Assim, com 40 pontos em 17 jogos, a equipe conquistou o Clausura do Campeonato Peruano depois de ter vivido uma crise nos últimos anos. Com o troféu, o time agora enfrentará o Sporting Cristal em confronto válido pela ‘grande decisão’ do torneio, que envolve o vencedor de cada uma das duas etapas da competição.
Leia mais: Clube campeão da Libertadores recebe outra recusa de técnico
Técnico toma atitude inesperada após derrota em torneio continental
“Nessa fase, o time fez uma grande campanha. Há muita alegria em cumprir os objetivos, um deles a fase de grupos da Copa Libertadores. Era algo impensável no início do ano”, afirmou o técnico Carlos Bustos.
Um dos destaques da equipe e grande líder é conhecido do torcedor brasileiro. Hernán Barcos chegou no Alianza Lima nesta temporada e apareceu como grande artilheiro do plantel ao longo do Clausura. Ao todo, o argentino marcou seis gols e contribuiu com sete assistências.
Os números de Barcos chamam atenção no futebol peruano. Desse modo, somando todas as competições, o Pirata contribuiu com nove gols e oito assistências, participando de 17 dos 39 gols do Alianza Lima na temporada, se tornando o atleta que mais contribuiu para a equipe marcar no ano.
Por fim, com o título, o Alianza Lima já garantiu uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores da América.