*Por Mônica Alvernaz
A notícia a respeito das mudanças nas regras da Copa Libertadores da América, principal competição sul-americana, pegou muitos de surpresa. Presidente Liga MX, Enrique Bonilla, está entre os surpresos pela decisão e comentou o caso no programa Central Fox.
Leia mais: Análise FL: o lado bom e ruim das mudanças na Libertadores
Conmebol anuncia mudanças e Libertadores será disputada durante toda temporada
Em entrevista telefônica ao programa de TV, Bonilla deixou claro que não sabia da proposta e também foi surpreendido. O presidente da Liga MX ainda deixou claro que esteve em contato telefônico com o presidente da Conmebol, para falar sobre o caso.
Durante a entrevista, Bonilla disse: “É uma proposta que nós, países participantes, sentaremos os para analisar e ver as vontades de uma mudança. Mas não é, até aonde tenho notícias, algo fechado. É apenas uma proposta de mudança, de melhoria, que terá que ser analisada por todos os participantes, incluindo o México”.
Dentre as mudanças propostas para a Copa Libertadores da América, as principais giram em torno do calendário e realização da final.
Hoje, o torneio ocorre quase todo no primeiro semestre. A edição de 2016 ocorreu de fevereiro a julho deste ano, consagrando o Atlético Nacional como campeão, após um empate fora e vitória simples em casa.
A realização de dois jogos é outra mudança proposta para a competição. Se hoje as equipes jogam uma partida fora e outra em casa para decidir o título, com a nova proposta a final seria em jogo único e campo neutro.
Até o momento, o pronunciamento da Conmebol sobre o caso é o seguinte: “As mudanças são um resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com consultores especializados e têm o objetivo de potencializar a qualidade do futebol sul-americano”.