Uma declaração dada nesta semana por Danny Jordaan, presidente da Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA), para a agência de notícias Associated Press movimentou os bastidores da cobertura sobre qual será a nova sede do Mundial de Clubes nesta temporada.
Leia mais: Torcedor do Real Madrid exalta foto com Vinícius Júnior que viralizou
Chicharito Hernández desabafa sobre ausência na seleção mexicana
Segundo relatou o mandatário do futebol na África do Sul, consultas estão sendo feitas a diferentes instâncias para que um posicionamento mais concreto seja passado ao grande público:
“A Associação Sul-Africana de Futebol deve obter a aprovação do Governo para realizar o torneio e também estão planejadas reuniões com o Ministro do Esporte. Saberemos a nossa posição até o final da semana.”
Após a ciência das possibilidades em fazer o evento com a presença de público, a ideia é que exista um encontro entre Jordaan e Fatma Samoura, secretária-geral da FIFA, para coletar sobre maiores informações dos requisitos para a candidatura. Encontro esse, aliás, que já tem local para ocorrer: a cidade de Lagos, na Nigéria.
Caso a candidatura se transforme em palco oficialmente confirmado, seria a terceira vez que o Mundial de Clubes ocorreria no continente. Isso porque, em 2013 (Inter de Milão campeã) e 2014, com o título do Real Madrid, o torneio foi disputado no Marrocos.