*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
O goleiro de uma equipe pode ter seus dias de glória e até mesmo ser considerado o vilão na partida, dependendo do resultado alcançado. De figura solitária na comemoração em um gol de sua equipe até ser nomeado como herói em uma partida importante, a vida de goleiro passa por muitos altos e baixos.
Nesta terça (26) é comemorado o dia do goleiro e para homenagear essa figura tão singular nas equipes ao redor do mundo, o Futebol Latino listou 5 nomes de goleiros lendários na história do futebol sul-americano. Confira abaixo os nomes selecionados que marcaram história pelos clubes que passaram.
Higuita
O ex-goleiro colombiano, que atualmente trabalha como preparador de goleiros do Al Nassr, ficou mundialmente conhecido pela “defesa do escorpião”. Em 1995, em uma partida amistosa entre Colômbia e Inglaterra, René Higuita surpreendeu a todos e, em um movimento rápido para trás, defendeu a bola com os pés. Ao repetir o estilo de defesa outras vezes, a “defesa do escorpião” virou marca registrada de Higuita, que disputou sua última partida como profissional em 2010.
Chilavert
Segundo goleiro artilheiro da história do futebol mundial, o paraguaio José Luis Chilavert terminou a carreira profissional em 2004 com 62 gols marcados. Assistir um jogo do Vélez ou da seleção paraguaia na década de 90 era sinônimo de torcer por uma falta por perto da área, onde Chilavert costumava deixar sua marca.
Rogério Ceni
Desde 2006, Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro da história do futebol. O eterno camisa 01 do São Paulo ultrapassou a marca, que até então era de Chilavert, e entrou para a história do futebol ao chegar a incrível marca de 131 gols marcados ao longo da carreira. Destaque em diversos jogos em mais de 25 anos atuando pelo São Paulo, Rogério Ceni deixou seu nome marcado não só no clube paulista, mas na história do futebol sul-americano.
Marcos
Com conquistas importantes pelo Palmeiras, único clube por onde jogou como profissional, São Marcos, como ficou conhecido, teve seu nome eternizado na história do futebol sul-americano. Responsável por diversas defesas difíceis em partidas decisivas, o ex-goleiro do Palmeiras foi homenageado pelo clube onde atuou por 20 anos com um busto na entrada do clube. Além do Palmeiras, Marcos fez história na seleção brasileira e foi o goleiro titular na campanha do pentacampeonato em 2002.
Taffarel
Em grande história escrita na seleção brasileira, Taffarel foi uma das principais peças na conquista do tetracampeonato do Brasil, ao defender um pênalti e acompanhar a bola batida por Roberto Baggio ir para fora, dando o título a seleção. Com sua grande habilidade em defender cobranças de pênaltis, o ex-goleiro fez história pelos clubes em que passou, ganhando seu último título em 2000, pelo Galatasaray da Turquia, quando muitos já davam sua carreira por encerrada. No entanto, sua última partida como profissional ocorreu apenas em 2002 e atualmente Taffarel trabalha como agenciador da carreira de atletas.