*Alex Dias de Souza
Nesta quinta-feira à noite, a Venezuela não tomou conhecimento do Equador, goleou os donos da casa e venceu sua primeira partida no hexagonal final do Sul-americano sub-20.
Leia mais: Sofrendo pressão, Brasil perde para o Uruguai no Sul-Americano Sub-20
Com gol no final, Argentina conquista primeira vitória no Hexagonal do Sul-Americano Sub-20
Com gols de Herrera, Yeferson Soltedo, Chacón e Sergio Córdova a favor da Venezuela, e Estupiñán e Cabeza para o lado do Equador, a seleção venezuelana bateu os anfitriões por 4 a 2, abriram vantagem sobre os concorrentes diretos e assumiram a terceira colocação da fase final do torneio.
O jogo
Diferentemente da partida de estreia do Hexagonal e dos quatro primeiros jogos da primeira fase, a seleção Venezuelana entrou com o ataque bem mais ligado no jogo, e de tanto pressionar, marcou um golaço de fora da área com Herrera após um belo chute colocado no ângulo.
Dona da melhor defesa da competição, os venezuelanos tomaram poucos sustos antes do intervalo. Além disso, entre os 45 e 46 minutos, só não ampliaram o placar graças o goleiro equatoriano Cevallos, que precisou fazer duas boas defesas.
Segundo Tempo
Se já tinha dominado até a saída para o intervalo, a Venezuela voltou ainda melhor para a etapa final e logo ampliou o placar do jogo com gols de Yeferson Soltedo e Chacón.
Foi o que a Vinotinto precisava para crescer e passar a dominar o jogo, já que ao longo do segundo tempo, manteve a pressão, que resultou no quarto gol marcado pelo volante Sergio Córdova nos minutos seguintes.
Aos 43 minutos da segunda etapa, Estupiñán descontou para os donos da casa ao converter a cobrança da penalidade. Também de pênalti, Cabeza diminuiu a vantagem, mas já era tarde.
Com o resultado, Vinotinto chegou a quatro pontos, ficou com a terceira colocação do Grupo e sonha com uma vaga para o mundial. Na próxima rodada, a Venezuela encara a seleção brasileira, já o Equador enfrenta a Argentina. Os dois jogos serão realizados no próximo domingo no estádio Olímpico Atahualpa em Quito.