*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
No ano de 1901, no bairro de Chacarita, localizado na cidade de Lima, o Club Alianza Lima foi fundado. De lá pra cá, diversas disputas e conquistas marcaram a história do clube que é um dos principais no Peru. Ao longo de sua existência, o clube colecionou diversos torcedores apaixonados que o seguem por onde quer que ele esteja, o apoiando em todas as competições das quais participa e festejando por todos os cantos do país datas como as de hoje.
Leia mais: LATINÃO: Preparativos finais para a estreia na Libertadores
Destaque do River Plate-URU, Schiappacasse espera surpreender o Palmeiras
Diversas conquistas do clube puderam ser acompanhadas de perto pelos seus torcedores no Estádio Alejandro Villanueva, a casa do Alianza Lima. O estádio, com capacidade para 35 mil torcedores, costuma ser palco de grandes confrontos e do apoio incondicional da apaixonada torcida do clube peruano.
Entre os confrontos ocorridos no estádio está a final do campeonato nacional 2006, onde o Alianza Lima venceu o jogo de volta por 3×1 sobre o Cienciano e garantiu o 22º título de sua história na competição, a qual tem o segundo melhor desempenho entre os clubes peruanos, ficando atrás apenas do Universitario de Deportes que tem 26 títulos nacionais. Já quando o assunto é Libertadores da América, a história é um pouco diferente. O Alianza Lima ainda não conseguiu conquistar a competição sul-americana e teve seu melhor desempenho na edição de 2011, quando ficou em 4º lugar.
Ao longo de sua trajetória, ídolos marcaram gerações na história Alianza Lima. Entre os nomes mais lembrados, os nomes de César Cueto, Waldir Saénz e Pedro Pablo León, ou simplesmente o “Perico” León, não podem ficar de fora dessa lista. No entanto, o nome de mais expressão entre os ídolos do Alianza Lima é o de Alejandro Villanueva, o Manguera, como ficou conhecido. Manguera foi o primeiro grande ídolo do clube e seu estilo de jogo foi passado por diversas gerações de jogadores ao longo dos anos.
No ano em que completa 115 anos o Alianza Lima, o clube tenta acabar com o jejum de 10 anos, já que desde 2006 não conquista o Campeonato Nacional Peruano. O clube, que é líder no Apertura com 9 pontos, tem seu próximo confronto agendado para o próximo domingo (21), dia em que recebe o Universidad César Vallejo no Estádio Alejandro Villanueva, partida válida pela 4ª rodada da competição nacional.