SHARE
vitoria-da-bolivia-derrubou-tabu-que-resistia-ha-quase-duas-decadas-Futebol-Latino-05-09
Foto: AFP

Vencer a seleção do Chile, atual bicampeã da Copa América e equipe com a qual a Bolívia se envolveu em problemas recentes devido a escalação irregular do zagueiro Nelson Cabrera já seriam motivos bem interessantes para a La Verde comemorar bastante o triunfo por 1 a 0.

Leia mais: Apesar do revés, Pizzi discorda de inferioridade do Chile na partida
Bolívia ganha na altitude de La Paz e complica vida do Chile nas Eliminatórias

No entanto, quando observamos os números, a vitória dos comandados de Mauricio Soria ganha ainda mais representatividade quando olhamos o histórico e percebemos que a última vez que isso havia ocorrido foi há 17 anos atrás.

Por coincidência, o placar do último sucesso boliviano contra a Roja em seus domínios também teve um placar econômico: 1 a 0 em 19 de julho de 2000, tendo sido o marcador do tento o atacante Roger Suárez, ex-jogador de grandes clubes como Bolívar, The Strongest, Oriente Petrolero, dentre outros.

Nessa oportunidade, inclusive, o próprio treinador que atualmente dirige a Bolívia estava presente, só que do lado de dentro do gramado defendendo a meta da equipe verde.

Apesar desse resultado positivo de hoje, a situação na questão de classificação rumo a Copa do Mundo da Rússia pouco se modifica já que, com apenas 13 pontos ganhos, a distância para a atual quinta colocada Argentina, que disputaria a repescagem com a Nova Zelândia, é de dez pontos.

SHARE

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, editor do Futebol Latino e também colaborador do blog eMania.